As 10 Melhores Séries de TV

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhto0l0AUpWggnPT0e_0f_mP2hueRfHAbSIchyphenhyphenIOOiru15oWfipbcKQt6hAkgExsLDyKDM0jIWeHJOBPG9ToRfLiWw7EGsdRyWg8JKlovTZ6pFbkKsmvkAIkCwg12sESG9Ku93wXAoHMgM/s320/12.jpgAs séries de TV gringas só começaram a se “popularizar” no Brasil apenas há oito anos, graças a TV por assinatura. Os roteiros melhoraram, a grana envolvida para a produção aumentou e o elenco, quem diria, começou a ser composto por grandes astros da telona que antes torciam o nariz para telinha.

Em abril deste ano, a revista britânica EMPIRE, compilou uma relação com as 50 maiores séries de todos os tempos. Polêmicas a parte com o critério de escolha, segue abaixo as dez melhores na minha opinião.

01. Seinfeld: A série sobre o “nada”, conseguiu todo em termos de popularidade. A melhor coisa que já apareceu no TV em anos. Ficou no ar de 1989 até 1998.

02. Os Simpsons: Uma critica mordaz a sociedade americana recheada de referências pop e dublagens de gente famosa. O desenho que estreou em 1989 já está na sua vigésima primeira temporada.

03. Família Soprano: Capaz de rivalizar até mesmo com a trilogia de O Poderoso Chefão, esta série sobre a máfia de Nova Jersey ás vezes se parece com um documentário hiperealista graças ao desempenho extraordinário de seu elenco italo-americano. Exibida de 1999 a 2007.

04. 24 Horas: A série estrelada por Jack Bauer foi a primeira a me fazer “conversar” com a TV diante de tantos absurdos que pipocavam na tela. Exibida em “tempo real”, os roteiros refletem em cheio os ânimos dos EUA pós-11 de setembro.

05. Twin Peaks: A série amalucada de David Lynch teve apenas duas temporadas, mas foi o suficiente para deixar no ar a pergunta mais crucial dos anos 90 na TV: “Quem matou Laura Palmer?”

06. Heroes: Bebendo diretamente na fonte mutante da Marvel Comics, a série tem lá seus encantos: roteiros intrincados dignos de Allan Moore, bons efeitos visuais e elenco cativante como o japonês Hiro.

07. The Shield: Esta série quebrou a fórmula convencional dos seriados policiais ao apresentar um esquadrão de tiras (”The Strike Team”) que atua com eficácia e apresenta resultados, mas são corruptos até a alma. No ar desde 2002, chega agora a sua sétima e última temporada.

08. Friends: Transmitida pela NBC de 1994 a 2004, a série surgiu no rastro de Seinfeld (que a ridicularizou em um dos seus episódios) e conseguiu seu espaço ao mostrar as desventuras de seis amigos solteiros que vivem em Nova York.

09. Lost: Quem se cansou dos mistérios da ilha e abandonou a série vai achar injusto eu colocá-la nesta lista. Mas ao misturar matemática e ciência com aventura e ficção, Lost provou ser um fenômeno que merece atenção, principalmente por sua estrutura narrativa com flashbacks e flash-fowards. Para acalmar os mais aflitos, os produtores divulgaram que a série se encerra em 2010, na sexta temporada.

10. South Park: Imagine Os Simpsons sob uso de drogas. Agora multiple por dez. Esta é a essência deste desenho (porcamente) animado, politicamente incorreto ao máximo que esculhamba à sociedade estadunidense e seu american-way-of-life. A série que está no ar desde 1997, se passa na pequena e gelada cidade fictícia de South Park, Colorado, e é estrelada por quatro garotos que falam palavrões a todo momento.

Nota Irrelevante do Editor: Coloquei o verbo popularizar entre aspas, porque o fenomeno aconteceu numa camada restrita da população - classes A e B -, visto que TV por assinatura ainda é muito cara em nosso país.